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A força crescente do Marketing de conteúdo

A força crescente do Marketing de conteúdo

O Marketing de conteúdo, aquele que procura criar conteúdo para aumentar o engajamento dos clientes, seja por blogs, Twitter, Facebook, artigos em revistas, etc., está despontando como uma das grandes tendências do ano de 2012, especialmente após a introdução do Google Panda, alguns meses atrás.

 

Trata-se de uma mudança profunda no algoritmo do maior sistema de buscas do mundo, e ele se foca em páginas de conteúdo único, de qualidade e relevante, em detrimento de páginas feitas de reciclagem de informação.

Esse fato já mostra como o conteúdo especializado se tornou mais importante na internet atual, já que textos institucionais, introduções, descrições, artigos, tudo precisa ser único e de boa qualidade para ter posições relevantes nos resultados de busca.

Como resultado dessa mudança, redes sociais, blogs e fóruns se tornaram altamente valorizados pelas buscas do Google, já que são verdadeiras fábricas de conteúdo personalizado. Portanto, é preciso ter sempre isso em mente ao produzir qualquer tipo de texto para a sua loja. É preciso pensar na sua proposta, no seu público-alvo, nos seus produtos. Em resumo, na sua loja como um todo.

Rob Peterson, diretor gerencial da agência Petersens, compilou os seguintes dados (com base em pesquisas da Nielsen, eMarketer e comScore, entre outros) para comprovar o crescimento da importância do marketing de conteúdo:

  1. 93% dos CMOs planejam usar alguma forma de conteúdo gerado por usuários em seu esforço de marketing em 2012
  2. 92% dos compradores confiam mais em informação conseguida on-line do que em vendedores ou outros tipos de fontes.
  3. 90% de todas as decisões de compra começam na internet.
  4. 90% dos CMOs participam em média de 3 ou mais atividades de mídias sociais.
  5. 84% dos gerentes de marcas dizem que eles usam vídeos on-line nas páginas de suas marcas para promover produtos ou serviços.
  6. 80% do tráfego para um site começa com uma busca.
  7. 78% dos profissionais de marketing acreditam que conteúdo é a chave para o sucesso de sua organização, mas somente 49% têm uma estratégia de conteúdo em ação.
  8. 78% dos profissionais de marketing de B2B dizem que gerar leads publicitários de alta qualidade é sua principal prioridade.
  9. 77% dos usuários de sistemas de busca escolhem listagens orgânicas antes de anúncios pagos.
  10. 74% dos consumidores confiam em redes sociais para ajudá-los a tomar uma decisão de compra.
  11. 73% das companhias usam mídias sociais para marketing.
  12. 66% das companhias relatam o uso de vídeo on-line para aumentar seu mind share; 21% para geração de leads e 12% para e-commerce/vendas.
  13. 66% dos profissionais de marketing dizem que a geração de leads é sua maior preocupação; somente 17% dizem que é mind share.
  14. 65% dos consumidores relatam que uma experiência com uma marca digital mudou sua opinião sobre um produto ou serviço.
  15. 62% clicam em um link na primeira página de resultados num sistema de buscas.
  16. 61% dos profissionais de marketing dizem que usam estratégias em mídias sociais para gerar leads.
  17. 60% dos varejistas usam avaliações de consumidores como uma forma de marketing de conteúdo.
  18. 60% dos gerentes de marca dizem que eles vão aumentar o gasto com vídeos on-line nos próximos 12 meses.
  19. 55% do tempo que as pessoas gastam na internet é diretamente relacionado a consumo de conteúdo.
  20. 55% das companhias usam estudos de cases como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo.
  21. 51% usam blogs para marketing de conteúdo.
  22. 51% dos profissionais de marketing dizem que eles vão aumentar o gasto com marketing de conteúdo nos próximos 12 meses.
  23. 49% dos compradores fez uma aquisição com base numa recomendação feita em redes sociais
  24. 44% de todo o conteúdo compartilhado na internet vem do Facebook.
  25. 43% das companhias dizem que escrevem artigos técnicos e os compartilham on-line como parte de seu marketing de conteúdo.
  26. 43% das companhias relatam taxas de cliques mais altas em feeds de RSS com avaliações incluídas do que nos casos sem esse conteúdo.
  27. 42% dos consumidores diz que, quando compram on-line, preferem procurar respostas também on-line.
  28. Somente 38% dos consumidores dizem que assistem vídeos on-line até o fim.
  29. 32% dos consumidores agora navegam ou pesquisam produtos pelo menos uma vez por mês em aparelhos móveis.
  30. 26% a mais em resultados de conversão para produtos quando eles têm avaliações.
  31. 26% do total do orçamento de marketing é destinado ao marketing de conteúdo pelos profissionais de marketing B2B.
  32. 25% dos resultados de pesquisa para as 20 maiores marcas do mundo são links para conteúdo gerado por usuários.
  33. Somente 21% dos apps móveis de marcas contém vídeo no momento. Entretanto, 70% dos gerentes de marca dizem que vão adicionar vídeo aos seus apps móveis dentro dos próximos 12 meses.
  34. 14% dos profissionais de marketing B2B dizem que enviam e-mails usando o opt-out; 23% a menos que no ano passado.
  35. Somente 2.6% de todas as visualizações de marcas ocorrem através de vídeos exibidos fora de seus próprios sites.
  36. 300 outras companhias competem com o Facebook por compartilhamento de conteúdo.
  37. 30 minutos é a média que as pessoas assistem vídeos on-line por dia
  38. Provedores de E-mail, como Yahoo, AOL e Gmail, usam o número de vezes que um consumidor clica em “relatar spam” como seu principal critério para enviar futuros e-mails para aquele consumidor
  39. Companhias com mais de 1000 empregados usam em média 9 táticas de marketing de conteúdo
  40. Companhias com menos de 10 empregados usam em média 6 táticas de marketing de conteúdo.

(fonte das estatísticas: www.barnraisersllc.com/2011/12/42-reasons-content-marketing-strategy/)

Fonte:www.ecommercebrasil.com.br/artigos/a-forca-crescente-do-marketing-de-conteudo/?utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed

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