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E-mail marketing no Natal: aposte nas emoções

E-mail marketing no Natal: aposte nas emoções

Então é Natal. A segunda data sazonal mais importante para o varejo – perde apenas para o Dia das Mães – se aproxima trazendo perspectivas de ótimos negócios para o setor de e-commerce.Para este ano, a Câmara e-net projeta um crescimento de 30% nas vendas em comparação com 2010, quando o setor movimentou R$ 2,2 bilhões em vendas e viveu “o melhor Natal de todos os tempos”.

Em sintonia com essas boas perspectivas, é preciso que o varejo virtual seja sensível o suficiente para aproveitar a carga emocional e simbólica relacionada à data. “O Natal gera muita comoção, pois simboliza vida e renascimento, e é um momento de renovação, de começar de novo”, afirma Alexandre Marquesi, professor da pós-graduação em Marketing Digital da ESPM.

Assim, a data representa um bom momento para fortalecer o vínculo com os consumidores e apostar em estratégias de marketing digital, como as ações de e-mail marketing. “Quando estamos mais sensíveis às campanhas, a comunicação e as marcas conseguem atingir mais os consumidores”, diz João Manoel Barros, professor de Publicidade e Propaganda da Universidade Mackenzie.

Para aproveitar essa receptividade, o ideal é fugir da mesmice e programar ações que encantem o consumidor, especialmente bombardeado por estímulos nesta época do ano. As mensagens não podem se limitar a oferecer produtos exclusivos. “Campanhas mais emotivas, inclusive, conseguem atingir mais os consumidores”, observa Barros. “O apelo emocional passa então a funcionar como um propulsor para o consumo e para o comércio”.

Encorajados a comprar graças ao apelo familiar da data, os clientes passam a ter uma percepção mais positiva sobre o e-mail marketing. A ferramenta cria vantagens e facilidades e o resultado é satisfatório, tanto para as empresas de e-commerce como para os consumidores.

“Há também recursos complementares que podem dar bons resultados”, afirma Barros. “O uso de mídias sociais força a marca a se posicionar melhor perante os consumidores. E a campanha de e-mail marketing pode se fixar melhor se vista e ativada em outros meios de interação e divulgação”, complementa.

Apostar em novos formatos, portanto, aumenta a chance de sucesso das ações. “Não se pode contar sempre a mesma história”, diz Marquesi. “Enviar uma sequência de e-mails contando uma história, incorporar o conceito de redes e permitir que o usuário interaja e opine com as mensagens são alternativas interessantes e que podem elevar a conversão em vendas”.

Boas práticas

Mesmo no Natal, a idealização de campanhas de e-mail marketing segue os pilares tradicionais: perfil da base de contatos, segmentação e pré-disposição para a compra. “Se as ações cumprirem esses requisitos, há grandes chances de sucesso”, afirma Alexandre Wyllie, gerente executivo de Marketing Services da Experian América Latina. E há um outro fator que também não pode ser esquecido nesta data comemorativa: as boas práticas de e-mail marketing. Afinal, o respeito pela base de contatos é essencial.

“Possibilitar ao consumidor se inscrever ou escolher parar de receber os emails é necessário”, diz Barros. “É crucial em uma campanha de e-mail marketing ter esse tipo de consideração”, finaliza. Ainda mais em época de Natal.

Fonte: www.emailmarketing.virid.com.br/materias/e-mail-marketing-no-natal-aposte-nas-emocoes/

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